A internet é uma fonte de informações muito importante no mundo de hoje. Afinal, basta usar um mecanismo de busca qualquer para encontrar uma infinidade de informações sobre qualquer tema ou assunto. E isso não é sempre uma coisa boa…

Essa disponibilidade infinita de informações nos coloca um seguinte problema: como filtrar o que é relevante e o que não é na internet? A única resposta que encontrei é que deve-se buscar outras fontes de informação em paralelo àquelas encontradas na Internet.

Uma dessas fontes que considero como uma das principais são os livros, afinal, livros que são realmente bons sobrevivem ao teste do tempo, e são sempre surgem como indicação de aprofundamento de conhecimento.

Procurando indicações de livros sobre o mercado financeiro e trading me deparei com uma lista de indicações no site Senhor Mercado, e achei a lista um bom ponto de inicio.

O primeiro dessa lista que li foi o How i made 2 million dollars in the stock market do dançarino Nicolas DarvasRecomendo a todos a leitura desse livro, e acredito que acertei na escolha do primeiro livro.

Neste livro, você não vai encontrar nenhuma estratégia mágica de como fazer milhões no mercado financeiro, mas ele contem toda a trajetória de como uma pessoa que que mal tinha ouvido falar do mercado de ações conseguiu aprender (depois de tempo e esforço aplicado) como participar do mercado e conseguir uma boa renda, negociando ações não como investimentos de longo prazo, mas com a compra e venda de ações em um prazo de dias ou semanas.

O que mais me chamou a atenção nesse livro é que ele não conta apenas o sucesso de suas transações, mas também todos os erros que ele cometeu no início da sua carreira no mercado financeiro.

Ele me ensinou algumas lições acredito serem de extrema importância para quem está começando no mercado:

  • Nunca acredite cegamente nas “dicas” de ganho garantido de outras pessoas. Algumas vezes, esses “investidores” sabem ainda menos que você.
  •  No início, você vai perder. Devido a falta de conhecimento, você não terá uma certeza nem conhecimento do que você está fazendo. Por isso, deve-se começar esse caminho arriscando pouco. Não use todo o dinheiro que você guardou ao longo de sua vida para tentar ficar milionário no mercado.
  • Cuidado com as notícias. No momento que uma notícia que vai ter influência no mercado (sejam ações, moedas, opções), chega à mídia, ela já está atrasada. Algumas pessoas já tiveram acesso à noticia muito antes dela ter alcance na mídia tradicional, e o impacto nos preços dos ativos já tiveram o seu efeito. Quem entra no mercado após ouvir uma notícia positiva através dos meios tradicionais que irá elevar o preço de um ativo irá entrar no ponto mais alto de valorização, após o qual o preço do ativo irá cair.
  • Existem inúmeras teorias e estratégias sobre como funcionam os mercados. A melhor estratégia é aquela que funciona para você.
  • Entenda como e porque a sua estratégia funciona. Algumas vezes, uma pequena mudança, como o local que você realiza suas operações, pode atrapalhar completamente os resultados.

Recomendo a todos que leiam esse livro. Infelizmente não encontrei nenhuma versão dele em português, mas se você não tiver problemas com Inglês, considero uma leitura obrigatória.

E vocês? Já leram? O que aprenderam ele?

 

%d blogueiros gostam disto: